NARCÓTICOS ANÓNIMOS
Região Portuguesa

Meditação do Dia

Sábado, 04 de Julho de 2015


Conflito
"Aprendemos que as dificuldades fazem parte da realidade, e aprendemos novas maneiras de lidar com elas, em vez de fugirmos." Texto Básico, p. 102

De tempos a tempos todos nós experimentamos conflitos. Podemos não nos estar a dar com o novo colega do trabalho. Os nossos amigos poderão estar a irritar-nos. Ou o nosso companheiro poderá não estar a ir ao encontro das nossas expectativas. Lidar com qualquer conflito é difícil para um adicto em recuperação. Quando os ânimos aquecem, às vezes poderá ser boa ideia afastarmo-nos da situação até que eles esfriem. Podemos sempre voltar para continuar a discussão, quando tivermos acalmado. Não podemos evitar situações problemáticas, mas podemoS utilizar o tempo e a distância para ganhar perspectiva. Os conflitos fazem parte da vida. Não poderemos viver toda a nossa recuperação sem qualquer discórdia ou diferença de opinião. Por vezes conseguimos afastar-nos dessas situações, o que nos permitirá reflectir sobre elas, mas haverá sempre uma altura em que teremos de resolver um conflito. Quando essa altura chegar, respiramos fundo, dizemos uma oração, e aplicamos os princípios que o nosso programa nos deu: honestidade, abertura, responsabilidade, perdão, confiança, e tudo o resto. Não entrámos em recuperação para continuar a fugir da vida - e nós já não precisamos de fugir mais.

Só por hoje: Os princípios que o meu programa me deu são suficientes para me guiar através de qualquer situação. Vou esforçar-me por enfrentar os conflitos de uma forma saudável.

Deseja receber as Meditações diáriamente no seu email?

E-mail:    Subscrever   Remover  
© Só por hoje - Meditações diárias para adictos em recuperação
ISBN 1-55776-426-3 Portuguese 2/03
Associação Portuguesa de Narcóticos Anónimos
Copyright (c) 2003, NA World Services, Inc. Reprinted by permission. All rights reserved