NARCÓTICOS ANÓNIMOS
Região Portuguesa

Interacção directa de NA com os profissionais e a comunidade

Narcóticos Anónimos, através das suas subcomissões de Relações Públicas, tem duas maneiras principais pelas quais interage directamente com profissionais e a comunidade. Às vezes, as reuniões públicas de NA são feitas para apresentar NA à comunidade inteira de uma forma abrangente. As subcomissões de Relações Públicas também fazem apresentações regulares às organizações comunitárias, equipes clínicas e administrativas de centros de recuperação, e demais profissionais e interessados.

Narcóticos Anónimos tem um forte interesse em cooperar com os investigadores da adicção para estudarem a natureza e eficácia do nosso programa, mas, até agora nós tivemos dificuldades em estabelecer tais relacionamentos. A Nossa Irmandade tem um interesse muito grande em manter confidencial a identidade pessoal dos seus membros. Também precisamos de discutir como um investigador poderia interagir com um membro de NA sendo entrevistado, sem que isto signifique um endosso de NA à organização que irá realizar a pesquisa e sem colocar em risco a autonomia dos grupos e subcomissões de serviços locais. O nosso Escritório Mundial de Serviços (WSO) - PO BOX 9999 Van Nuys, CA 91 409, USA - está disposto a discutir meios inovadores para cooperar com investigadores para superar estes desafios.

Um contacto directo entre NA e profissionais pode acontecer em reuniões de Narcóticos Anónimos que, às vezes, poderão ser iniciadas por equipas de não adictos de centros de recuperação, profissionais de saúde, assistentes sociais, educadores e outros. Nós encorajamos activamente que profissionais apoiem Narcóticos Anónimos nas suas comunidades locais e que comecem reuniões em comunidades onde ainda não há NA. Devemos alertar quanto a duas questões:

As Reuniões de NA iniciadas por profissionais não adictos, devem ser entregues aos adictos o mais rápido possível. Um dos motivos principais que faz Narcóticos Anónimos funcionar tão bem como uma organização é a sua independência. Novos membros de NA devem ser encorajados a se responsabilizar por sua reunião o mais breve possível, sem colocar em risco a estabilidade da reunião. Depois, os profissionais que iniciaram a reunião devem tomar uma posição de apoio externo em relação ao grupo.

  • Quando as reuniões de NA se realizarem nas instalações de um centro de recuperação ou dentro de um escritório de um profissional, alguns cuidados especiais devem ser tomados para explicar a distinção entre o local e Narcóticos Anónimos. É bom para todos que seja mantida a diferença entre os locais de terapia profissional e o método de NA, (não profissional, de um adicto para o outro). Quando uma reunião de NA acontece dentro de um centro de recuperação ou dentro de um escritório de um profissional, algumas explicações devem ser dadas àqueles que estão a assistir: que o grupo de NA simplesmente se encontra neste local, mas é independente do local ou do terapeuta.

  • Comunidades de Narcóticos Anónimos têm duas maneiras principais pelas quais elas interagem directamente com profissionais e as comunidades. Às vezes, reuniões públicas de NA são feitas para apresentar NA à comunidade inteira de uma forma abrangente. Subcomissões locais de informação ao público também fazem apresentações regulares às organizações comunitárias, equipes clínicas e administrativas de centros de recuperação, e demais profissionais e interessados envolvidos.


Contacto para Profissionais e Instituições: 93 175 12 41