NARCÓTICOS ANÓNIMOS
Região Portuguesa

Uma estrutura para a participação comunitária com NA

O compromisso com parcerias comunitárias de Narcóticos Anónimos poderia ser melhor entendido sob o contexto dos Doze Passos e Doze Tradições de NA. Nosso Décimo Segundo Passo para a recuperação pessoal encoraja todos os membros de NA a tentar "levar individualmente a mensagem (de recuperação de NA) aos adictos". Dentro de nossas Doze Tradições existem certos princípios que orientam a maneira em que NA, através de seus grupos ou como uma organização em si, interage na comunidade.

  • Nossa missão enquanto organização é de comunicar a outros adictos dentro da comunidade que podemos ser capazes de ajudá-los a viverem livres das drogas e a se recuperarem dos efeitos da adicção activa, estabelecendo vidas produtivas e estáveis.


  • Nossas actividades de relações públicas trabalham para atrair o adicto a Narcóticos Anónimos sem ser extremamente ou indevidamente promocional.


  • Nossa Irmandade é aberta a qualquer um que quiser parar de usar drogas, independente do tipo de drogas que usavam. Não há restrições sociais, religiosas, económicas, raciais, étnicas, nacionais, restrições de sexo e nem de classe para se ser membro.


  • Nós mantemos uma política de "cooperação sem afiliação" em nossas relações inter-organizacionais. Esta política nos permite trabalhar com os outros dentro da comunidade sem nos envolver de uma forma que poderia nos desviar da nossa missão. Isto significa que:


  • Nós não endossamos explicitamente e nem nos opomos a quaisquer outras organizações ou métodos associados ao problema da adicção.


  • Nós não permitimos a outras organizações que usem o nome de Narcóticos Anónimos para seus programas.


  • Nós não fornecemos financiamento para outras organizações e nem aceitamos financiamentos que venham de fora de nossa Irmandade.


  • Nós não temos opiniões sobre questões alheias, mesmo aquelas relacionadas aos adictos ou à adicção.


Narcóticos Anónimos tem apenas uma única missão: proporcionar um ambiente dentro do qual os adictos a drogas se possam ajudar uns aos outros a parar de usar e a encontrar uma nova maneira de viver. Nós não somos uma organização anti-droga, ou que proíbe o uso delas, nem temos opiniões sobre sua descriminalização ou legalização. Não somos a favor e nem contra programas gratuitos de troca de seringas, clínicas de substituição de drogas, ou outros esforços de reduzir os danos relacionados às drogas. Nós trabalharemos em conjunto com qualquer um que queira contar com nossos serviços para seus pacientes, sem interferir em seu método terapêutico ou relacionamento com seu paciente.

Encorajamos a qualquer um que possa vir a interagir frequentemente com Narcóticos Anónimos que se familiarize com o nosso Texto Básico, e também com o livro sobre os Doze Passos e Doze Tradições, "Isto Resulta Como e Porquê?". Esses livros e outros, estão disponíveis no nosso Escritório de Serviço Português - APNA, Apartado 526 EC - 2796-801 Carnaxide.

Contacto para Profissionais e Instituições: 93 175 12 41