NARCÓTICOS ANÓNIMOS
Região Portuguesa

Introdução

Narcóticos Anónimos é uma associação internacional ligada às bases da comunidade, formada por adictos em recuperação, que fornece apoio a outros adictos que querem se tornar livres das drogas. Nos comprometemos a colaborar com organizações profissionais e comunitárias que tenham objectivos similares. Este texto identifica os principais factos que afectam a interacção de NA com os outros, mostra os meios pelos quais os profissionais podem contactar Narcóticos Anónimos, as formas estabelecidas de conexão directa entre NA e os profissionais, uma série de programas destinados a facilitar a apresentação e o acesso a Narcóticos Anónimos para seus pacientes, e uma descrição daquilo que os seus pacientes encontrarão quando começarem a frequentar reuniões e a encontrar membros de NA. O texto orienta sobre uma variedade de áreas onde profissionais poderiam encontrar dificuldades em se relacionar com Narcóticos Anónimos e depois conclui com a identificação de meios para resolver quaisquer problemas que possam surgir na interacção com NA.

Narcóticos Anónimos é uma das mais antigas e maiores associações de adictos em recuperação que se conhece no mundo. O método de NA para a recuperação da adicção às drogas é inteiramente não profissional, contando apenas com o apoio mútuo dos seus membros. Nós acreditamos que o programa de NA é tão bem sucedido em função do valor terapêutico de adictos ajudando outros adictos.

Narcóticos Anónimos é organizado localmente na forma de grupos auto-geridos e auto-suficientes que seguem um conjunto de princípios comuns, adaptados dos Doze Passos e das Doze Tradições de Alcoólicos Anónimos. Grupos locais de NA são organizados mundialmente através da assembleia de representantes internacionais de NA, chamada WSC (Conferência Mundial de Serviços) e seu escritório, o WSO (Escritório Mundial de Serviços), com sua sede em Los Angeles, CA/USA.

A primeira reunião de Narcóticos Anónimos aconteceu em Lexington, Kentucky, em 1947, como parte de um programa hospitalar da saúde pública do governo federal dos Estados Unidos. Um grupo independente e com base comunitária, usando os princípios de Lexington que foi formado em Los Angeles em 1953, tornou-se a raiz do actual Narcóticos Anónimos. Hoje, Narcóticos Anónimos conta com mais de 58.000 reuniões semanais registadas em 131 países no mundo inteiro.

Contacto para Profissionais e Instituições: 93 175 12 41